sexta-feira, 7 de agosto de 2009

VER E APRENDER

O ser humano está em constante aprendizado, desde que nascemos. Este aprender é que nos move, nos conduz, nos faz saudáveis, nos motiva, incentiva, realiza nossos sonhos, desejos, nos torna importantes para a vida, para o mundo, nos faz crescer como ser social- político- cultural.
Ao assistir o filme, O Sorriso de Monalisa, certamente que ouve o pensar, o apreciar, o refletir, o aprender com o tempo passado, as dificuldades da submissão feminina, dos preconceitos que viveram, da forma como era a escola, a construção do saber, a estrutura familiar, os valores da sociedade, a forma corajosa de atuar da professora, que deixou sua marca naquela escola, mudou formas de pensar, de atuar e viver de várias pessoas. O filme causa reflexão sobre o quanto o papel do professor pode transformar, o pensar, o agir de alunos, colegas, comunidade, sociedade, proporcionando a busca, a mudança de atitudes, comportamentos, do viver e fazer consciente.
Com o filme Leões e Cordeiros, não foi diferente. Mesmo abordando fatos atuais, como: guerra, política, mídia, escola, sociedade desestruturada, valores abalados, vaidades, egoísmo, dominantes e dominados, o ensinar, o fazer, o desafio do "Ser Professor", que precisa ajudar essa sociedade em desarmonia e busca através da sua missão, encontrar potencial em seus alunos, desafiá-los, motivá-los, incentivá-los a uma mudança de atitude, de comportamento, a busca por seu próprio valor, seu saber, seu agir, que fará a diferença na sociedade.
Os filmes mesmo abordando épocas diferentes, passada e atual, mostram problemas sociais, políticos e culturais conflitantes e o professor, intermediando, desafiando, motivando, incentivando, buscando soluções, encaminhando vidas.
A partir dos filmes, fico com a certeza de que precisamos estar atentos a tudo e a todos, unidos , professor, aluno, família, escola, comunidade, sociedade. Todos comprometidos com a educação. Como professora, sinto-me ainda mais motivada a realizar o meu trabalho com dedicação, motivação, determinação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário