sábado, 1 de agosto de 2009

SER PROFESSOR

Muitos estudiosos, pensadores, pesquisadores, educadores, professores em diversas áreas, nos mostram idéias fundamentais para contribuir na constituição do "Ser professor no contexto atual", como:

John Dewey
1) "Não há separação entre vida e educação."
Educar é preparar o aluno para a vida, é conduzir a aprendizagem a partir do seu saber, é valorizar seu conhecimento, sua vivência, seus desejos, sonhos, suas necessidades, carências, é motivar o aluno.

2)"A necessidade de valorizar a capacidade de pensar do aluno."
O professor precisa conduzir, orientar o aluno, valorizar a sua capacidade de pensar e agir e assim o educando elabora o seu próprio conhecimento.

Jean Piaget
3) "O aprendizado é constituido pelo aluno, ele não é repassado pelo professor."
O papel do professor é orientar, estimular, motivar o aluno para a busca do conhecimento.

Paulo Freire
4)"O conhecimento não se transfere, se constrói."
O saber não é passado, está com cada ser. Cada um constrói o seu conhecimento, através da sua necessidade, sua valorização, suas habilidades, interesses, busca, determinação.

Tania Marques
5)"Pensar no aluno a partir do aluno."
Esta idéia apresenta a importância das relações do professor e aluno, do ensinar, do pesquisar. Pois é a pesquisa que ajuda o professor a aprender e assim poder ajudar o educando a construir o seu próprio conhecimento.

Por que escolhi essas idéias?
Destaquei essas idéias entre muitas, por considerá-las fundamentais a nossa prática educativa e especialmente em Artes, onde desenvolvemos inúmeras habilidades, como: atenção, observação, concentração, superação, valorização, socialização, apreciação, para conquistar, desenvolver educação de qualidade. "O professor precisa vender o aluno para ele mesmo." Ser professor hoje e sempre é amor, dom, missão, realização , humanização, ...

Nenhum comentário:

Postar um comentário